Não há mais um limite propriamente dito. O RPG Maker VX Ace trouxe consigo provavelmente as ferramentas mais revolucionárias do Maker. Os traços podem fazer desde as pequenas até as maiores alterações, sejam nas Habilidades, Itens, Personagens, Inimigos e até mesmo Status. Agora não tem mais o que reclamar – as possibilidades nunca foram tantas.
E, como parte nossa em explicar o Database do mais novo Maker, trouxemos esse "tutorial" (não sei se posso chamar disso) para que, se você tiver uma dúvida sobre qualquer comando dos traços, possa exclarecê-la lendo a postagem.
Existem dois tipos de Traços:
Os que são usados nas abas
Herois,
Classes,
Armas,
Armaduras,
Inimigos e
Estados. São 6 abas:
Tolerância,
Atributos,
Ataque,
Habilidades,
Equipamento e
Outro;
E os traços usados nas abas
Itens e
Habilidades, com as abas
Recuperação,
Estado,
Atributos e
Outros.
Heróis, Classes, Armas, Armaduras, Inimigos e Estados
Tolerância
Eficiência do Elemento:
Sobrepondo o sistema de Atributos de suas versões anteriores - e com muito estilo, inclusive, o VX Ace conta com as "Eficiências Elementares" para que, ao tomar dano de respectivo elemento, ele seja modificado pela quantia aqui especificada.
Portanto, coloque aqui, em porcentagem, o quanto de dano você quer que o indivíduo receba do elemento acima determinado.
100% É o normal, no caso. Por exemplo, com 50%, ele receberá metade do dano e, com 200%, receberá o dobro.
Eficiência da Fraqueza:
Permite alterar, também percentualmente, a possibilidade do indivíduo receber uma alteração em seus atributos através de Itens ou Habilidades (na aba de Atributos dos traços de Itens/Habilidades) com a função de Atributo Enfraquecido/Fortalecido.
OBS.: Diferente dos Status comuns, as Fraquezas tem um padrão de reduzir 25%, e pode ser causado até duas vezes paralelamente (reduzindo até 50%).
Eficiência do Estado:
Assim como da Fraqueza, essa função altera a possibilidade de receber um determinado Status, em porcentagem. Acima de 100%, a variação da possibilidade é aumentada. Portanto, se um status foi programado em 50% de chance de infectar o alvo, se o alvo possuir uma eficiência de 200% para este status, a chance subirá para 100%.
Anulação do Estado:
Diferente da Eficiência do Estado, aqui, o estado seleto não será recebido de forma alguma. A diferença é que, por exemplo, se o HP descer a zero e o personagem possuir anulação de Morte, ele continuará lutando, mas com zero de HP.
A Eficiência muda as chances de receber, a Anulação simplesmente cancela o status.
Atributos
Atributo Normal:
Permite modificar percentualmente o atributo. 100% é o atual, abaixo disso irá reduzir e acima irá aumentar.
Atributo Adicional:
Aumenta percentualmente um atributo adicional, como Precisão, Esquiva etc.
Se for negativo (Ex.: -25%), o atributo sofrerá redução.
Atributo Especial:
Altera um Atributo Especial. Falaremos mais desses atributos brevemente.
Ataque
Elemento no Ataque:
Altera o elemento do Ataque físico comum e de habilidades sobre o elemento do “Ataque Normal”. Porém, essas habilidades dão prioridade ao elemento atribuído pelas Armas que está usando. Portanto, se a personagem possuir um traço de elemento Fogo, mas usa uma arma usa traço de elemento Gelo, a habilidade será de Gelo.
Estado no Ataque:
Faz com que o Ataque comum cause o respectivo Status. Mas, diferente do "Elemento no Ataque", só funciona com a habilidade principal “Atacar”. Se estiver +100%, a chance será comum.
Velocidade de Ataque:
Derivada da Agilidade, a Velocidade de Ataque altera a vez em que a personagem age, independente da ação.
Ataques Adicionais:
Multiplica o número de acertos (Hits) que a habilidade “Atacar”. Se for marcado 1, o ataque causará o dobro de danos.
Os Hits da habilidade serão multiplicados pela soma de todos os traços. Ou seja, se ele estiver com uma Arma e uma Armadura que dêem 1 de Ataque Adicional, a quantidade de acertos será 3.
Habilidades
Tipo de Habilidade Adicional:
Permite que a personagem conjure habilidades do tipo aqui determinado. Leia sobre a aba “Habilidades” para saber mais a respeito.
Tipo de Habilidade Selada:
Impede que a personagem conjure habilidades desse tipo, removendo ela da lista de ações na batalha.
Habilidade Adicional:
Ensina uma habilidade. Só é utilizável enquanto a personagem possuir o traço.
Habilidade Selada:
Impede a conjuração da habilidade.
Equipamento
Tipo de Arma:
Permite que a personagem equipe o Tipo de armamento aqui especificado. Eles estão aparentes na aba “Termos” da Database.
Tipo de Armadura:
Permite que a personagem equipe o Tipo de armaduras aqui especificado. Eles estão aparentes na aba “Termos” da Database.
Equipamento Fixo:
Impede que o gênero de equipamento aqui especificado seja trocado pelo jogador.
Equipamento Selado:
Impede que a personagem equipe este tipo de equipamento.
Tipo de Slot:
Substitui o slot de Escudo para um de Arma, permitindo dois armamentos.
Ações Adicionais:
Aumenta a frequência da ação da personagem. Com 100% de Ação Adicional, o jogador poderá escolher duas ações para a personagem.
Se a ação da personagem estiver como 125% (25% adicional), ela terá uma jogada dupla a cada 4 turnos, e assim por diante.
Efeito Especial:
Combate Automático: A personagem luta automaticamente, sem que o jogador possa controlá-la.
Defesa: Adiciona o estado de defesa à personagem. Ou seja, ele receberá sempre o mesmo dano que receberia sobre um turno do comando “Defender”. Contudo, o comando “Defender” não modificará mais o dano recebido.
OBS.: A ação “Defender” (na batalha) reduz até metade do dano – seja qual for – recebido no turno em que é usada.
Proteção: Quando outro herói estiver com HP crítico, os inimigos irão atacar, apenas, o herói que estiver com o traço de “Proteção”.
TP Carregado: No início de cada batalha, por padrão, o TP de cada personagem é carregado aleatoriamente. Com o traço “TP Carregado”, o TP seguirá se acumulando, iniciando com a mesma quantidade da ultima batalha.
Efeito de Colapso:
Os efeitos de colapso mudam a forma que o inimigo morre na batalha.
Colapso de Chefe: O inimigo desaparece lentamente enquanto um efeito de “derretimento” desce seu battler em tons vermelhos.
Eliminação Instantânea: O battler simplesmente desaparece.
Não Desaparece: O battler continua no campo.
Habilidade de Grupo:
Encontros Reduzidos: Reduz a freqüência em que as batalhas podem começar no mapa.
Encontros Desativados: Torna impossível a aparição aleatória de tropas de inimigos no mapa. Mas a batalha ainda pode ser executada com o comando “Iniciar Batalha”.
Ataques Surpresa Desativados: Impede a aparição surpresa de tropas de inimigos no mapa.
Bônus de Iniciativa: Acrescenta a chance do grupo aliado atacar antes dos inimigos.
Aquisição de Dinheiro x2: Dobra a quantia de dinheiro ganha.
Aquisição de Itens x2: Duplica a chance de derrubar os itens do inimigo.
Itens e Habilidades
Recuperação
Recuperação de HP:
Recupera uma quantidade do HP do alvo. Também pode causar dano se negativo.
Marque atrás de % para que a quantia seja em base do HP Máximo, e atrás de + para que aumente através de um número fixo.
Recuperação de MP:
Recupera uma quantidade do MP do alvo. Também pode causar dano se negativo.
Marque atrás de % para que a quantia seja em base do MP Máximo, e atrás de + para que aumente através de um número fixo.
Recuperação de TP:
Aumenta o TP do alvo. Considerando que a quantidade máxima padrão é 100, o valor aqui especificado será uma quantidade fixa.
Estado
Adicionar Estado:
Causa um determinado status no alvo. A chance de causar o status é especificada aqui, mas leva também em consideração a tolerância. Portanto, se o alvo possuir 50% de tolerância e a habilidade tiver 200% de chance de causar o status, a possibilidade será de 100%.
Remover Estado:
Adiciona a chance de remover um status do alvo.
Atributos
Atributo Fortalecido:
Causa um fortalecimento. Como um status, o atributo estará sobre o fortalecimento até o turno especificado. Seu efeito aumenta 25% do determinado atributo, podendo ser causado duas vezes, aumentando até 50%.
Atributo Enfraquecido:
Causa um enfraquecimento. Como um status, o atributo estará sobre o enfraquecimento até o turno especificado. Seu efeito reduz 25% do determinado atributo, podendo ser causado duas vezes, reduzindo até 50%.
Limpar Fortalecimento:
Remove um fortalecimento do atributo especificado.
Limpar Enfraquecimento:
Remove um enfraquecimento do atributo especificado.
Outros
Efeito Especial:
Fuga: Permite à personagem fugir da batalha. Também funciona com inimigos, podendo até mesmo espanta-los.
Não funciona se a batalha for iniciada por eventos sem a opção de “Permitir Fuga”.
Crescimento:
Aumenta permanentemente um atributo.
Adquirir Habilidade:
Ensina uma habilidade a personagem.
Evento Comum:
Quem ganha os status é o monstro ou é quem luta contra ele ?