
Algumas pessoas acharam o PixelArt para Leigos muito básico - e era a intenção -, me inspirei num amigo que era um verdadeiro leigo do assunto e por isso só seria útil para leigos.
Por trás dos pixels é a sequencia da PixelArt para leigos, então seu conceito é diferente: dessa vez, o tutorial mostra o processo, não ensina como fazê-lo.
Espero que esse ainda fique bem explicativo. Várias vezes encontramos tutoriais do processo de criação de uma pixelart, sem especificações desse processo. Eu farei isso: criarei um móvel, mas explicando passo-a-passo.
A estante que farei é uma estrutura complexa do cubo que expliquei no primeiro tutorial, para mostrar que aquele cubo não foi tão inútil quanto pareceu.


Para que ela tome a aparência do móvel, precisamos aplicar os passos que estão a seguir.
Por enquanto, façamos o contorno. Para facilitar, fiz a estante de frente, num formato"crú".
Coloquei retângulos dentro para que se possa diferenciar as prateleiras.




Como podemos ver no PixelArt para leigos, sem a perspectiva não podemos diferenciar a segunda dimensão.
Vou deixar o ângulo próximo de 45°; para isso, perceba que fiz um retângulo (em vermelho) nas partes de cima e de baixo (em verde), continuando as "tábuas", que são equivalentes. As prateleiras também mudam nessa perspectiva.



Agora, você pode usar uma paleta qualquer. Cada versão do RPG Maker possui sua própria paleta de cores, mas não significa que não suportem mais cores, somente que a Enterbrain teve que fazer as paletas para combinarem entre si. Aí está um detalhe importante: as cores combinarem.
Contos de Bruxas – A Casa de Chocolate também tem uma paleta para os móveis de chocolate, e é a que eu usarei. Como é apenas um exemplo a ser acompanhado, não precisarei divulgar a paleta.
Por hora, pintarei apenas uma base sobre o móvel com a tonalidade média para facilitar o processo de sombreamento.



A esfera laranja é o exemplo do ponto da luz de todo o jogo. É de extrema importância que, caso esteja fazendo um Tileset, use apenas um ponto de luz. Claro que esse ponto pode mudar para ambientações diferentes, como interior e exterior.
Embora a esfera se ilumine bem diagonalmente, eu resolvi abrir uma exceção para móveis planos e encimar a luz para regular melhor o formato. Dessa forma, a parte de frente tem um tom médio e as partes de cima são mais claras.
Observe no exemplo abaixo que as partes de cima estão mais claras, inclusive as prateleiras, pois estão sendo iluminadas desse ângulo:





Devemos pensar bem sobre o formato e tamanho das sombras. Claro que não precisa ficar tão perfeito, visto que ninguém numa jogatina passaria tempo avaliando a perfeição do sombreamento, contanto que não fique tão aparente.
Por fim, retirando as linhas de dentro e terminando o sombreamento:



Às vezes a paleta de cores é selecionada de acordo com a textura, o que está certo, mas nem sempre foi assim. Antigamente, quando tínhamos menos bits, a variedade de cores não podia ser alterada e os desenvolvedores tinham que achar um jeito de causar a impressão de textura do seu jeito com somente aquelas poucas cores. Era como fazer uma PixelArt usando somente as cores padrões do Paint.
Mas tudo bem, não estamos mais em “antigamente”, né? Minha paleta foi feita especialmente para chocolate, pois é o tema do jogo. Chocolate é uma textura fácil: reflete mais a luz, principalmente nas bordas. Sabendo disso, pude apagar as linhas escuras de dentro e fazer linhas mais claras nas margens horizontais:

Espero que tenham gostado do tutorial! Eu pretendo tornar o Por trás dos pixels uma série. Depois desse será uma imagem da Rebeca numa pose charmosa, que seria o volume irregular (esfera) do PixelArt para Leigos. O post já está completo, mas vou esperar para postá-lo; tenho outras postagens pendentes.
Até a próxima o/
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