Por trás dos Pixels - Uma estante de chocolate

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


 Algumas pessoas acharam o PixelArt para Leigos muito básico - e era a intenção -, me inspirei num amigo que era um verdadeiro leigo do assunto e por isso só seria útil para leigos.
 Por trás dos pixels é a sequencia da PixelArt para leigos, então seu conceito é diferente: dessa vez, o tutorial mostra o processo, não ensina como fazê-lo.
 Espero que esse ainda fique bem explicativo. Várias vezes encontramos tutoriais do processo de criação de uma pixelart, sem especificações desse processo. Eu farei isso: criarei um móvel, mas explicando passo-a-passo.
 A estante que farei é uma estrutura complexa do cubo que expliquei no primeiro tutorial, para mostrar que aquele cubo não foi tão inútil quanto pareceu.


Contorno
 Eu vou fazer uma estante para o Contos de Bruxas.
Para que ela tome a aparência do móvel, precisamos aplicar os passos que estão a seguir.
 Por enquanto, façamos o contorno. Para facilitar, fiz a estante de frente, num formato"crú".
 Coloquei retângulos dentro para que se possa diferenciar as prateleiras.

Perspectiva
 Para que possamos entender o formato da estante, temos adicionar a perspectiva. Então precisamos fazer com que o volume das peças do móvel se diferenciem com a perspectiva e, mais pra frente, o sombreamento.
 Como podemos ver no PixelArt para leigos, sem a perspectiva não podemos diferenciar a segunda dimensão.
 Vou deixar o ângulo próximo de 45°; para isso, perceba que fiz um retângulo (em vermelho) nas partes de cima e de baixo (em verde), continuando as "tábuas", que são equivalentes. As prateleiras também mudam nessa perspectiva.

Coloração
 Muito bem, agora as coisas começam a ficar interessantes.
 Agora, você pode usar uma paleta qualquer. Cada versão do RPG Maker possui sua própria paleta de cores, mas não significa que não suportem mais cores, somente que a Enterbrain teve que fazer as paletas para combinarem entre si. Aí está um detalhe importante: as cores combinarem.
 Contos de Bruxas – A Casa de Chocolate também tem uma paleta para os móveis de chocolate, e é a que eu usarei. Como é apenas um exemplo a ser acompanhado, não precisarei divulgar a paleta.
 Por hora, pintarei apenas uma base sobre o móvel com a tonalidade média para facilitar o processo de sombreamento.

Clareação
 Essa é a parte mais importante para adicionar volume nos sprites. Tenha em mente uma direção da luz para que, assim, possa fazer com que partes brilhem mais e, as mais afastadas ou bloqueadas por outra parte da estante, se escureçam.
 A esfera laranja é o exemplo do ponto da luz de todo o jogo. É de extrema importância que, caso esteja fazendo um Tileset, use apenas um ponto de luz. Claro que esse ponto pode mudar para ambientações diferentes, como interior e exterior.
 Embora a esfera se ilumine bem diagonalmente, eu resolvi abrir uma exceção para móveis planos e encimar a luz para regular melhor o formato. Dessa forma, a parte de frente tem um tom médio e as partes de cima são mais claras.
 Observe no exemplo abaixo que as partes de cima estão mais claras, inclusive as prateleiras, pois estão sendo iluminadas desse ângulo:

Sombreamento
 Feito o clareamento, hora do sombreamento. (clareamento e clareação são sinônimos perfeitos, tá?)
 No caso dessa estante, teremos poucas partes a sombrear. Vejamos as partes em que a luz está sendo bloqueada, as quais eu pintei de vermelho.
  Os eixos da estante bloqueiam a passagem de luz para o canto direito das prateleiras. É um belo exemplo de como dar sentido ao sombreamento; repare sempre onde a luz está sendo bloqueada e sombreie no formato adequado. Observar os móveis da sua casa também dará ótimas dicas.
 Devemos pensar bem sobre o formato e tamanho das sombras. Claro que não precisa ficar tão perfeito, visto que ninguém numa jogatina passaria tempo avaliando a perfeição do sombreamento, contanto que não fique tão aparente.
 Por fim, retirando as linhas de dentro e terminando o sombreamento:

Acabamento
 Essa é a parte em que analisamos se tudo está em harmonia. No meu caso, eu faço os acabamentos com a textura, porque chocolate é mais fácil.
 Às vezes a paleta de cores é selecionada de acordo com a textura, o que está certo, mas nem sempre foi assim. Antigamente, quando tínhamos menos bits, a variedade de cores não podia ser alterada e os desenvolvedores tinham que achar um jeito de causar a impressão de textura do seu jeito com somente aquelas poucas cores. Era como fazer uma PixelArt usando somente as cores padrões do Paint.
 Mas tudo bem, não estamos mais em “antigamente”, né? Minha paleta foi feita especialmente para chocolate, pois é o tema do jogo. Chocolate é uma textura fácil: reflete mais a luz, principalmente nas bordas. Sabendo disso, pude apagar as linhas escuras de dentro e fazer linhas mais claras nas margens horizontais:
 E essa é nossa estante! No estilo Contos de Bruxas - A Casa de Chocolate! ;)

 Espero que tenham gostado do tutorial! Eu pretendo tornar o Por trás dos pixels uma série. Depois desse será uma imagem da Rebeca numa pose charmosa, que seria o volume irregular (esfera) do PixelArt para Leigos. O post já está completo, mas vou esperar para postá-lo; tenho outras postagens pendentes.
 Até a próxima o/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Paraíso RPG Maker © 2011 | Designed by Bingo Cash and modified by 1UP